BALIZAMENTO AEROPORTO ALEKSOTAS - LITUANIA

VISÃO GLOBAL


O aeroporto S. Darius e S. Girėnas (ou aeroporto de Aleksotas) é um aeródromo doméstico da Lituânia localizado perto da cidade de Kaunas. Este é um aeroporto civil usado principalmente por escolas de vôo e clubes aéreos locais.

Em 2017, o governo local decidiu reformar o aeroporto para negócios e aviação geral. O programa de renovação incluiu a instalação do sistema de balizamento, o qual foi possível graças à facilidade e qualidade do balizamento da S4GA. O aeródromo nunca foi equipado com nenhum sistema de balizamento antes.

DESAFIO

O principal desafio para a gestão aeroportuária era encontrar um sistema de Balizamento de aeródromo de alta qualidade e com certificação da ICAO. Devido ao orçamento limitado estabelecido pelo governo para este projeto, todas as ofertas recebidas de fornecedores de iluminação tradicional de pista com cabos, foram rejeitadas. O orçamento do aeroporto não era suficiente para a iluminação tradicional da pista com cabos, sobretudo devido ao elevado custo de Engenharia e Obra Civil.

Enquanto isso, as luzes portáteis do aeroporto - que eram muito mais baratas - não atendiam às necessidades do aeroporto. As luzes portáteis são projetadas para uso temporário e requerem recarga de tempos em tempos. Por essa razão, o aeroporto de Kaunas procurava um sistema de iluminação permanente e confiável.

A gerência do aeroporto começou a procurar soluções alternativas. Eles entraram em contato com a S4GA - fabricante com sede na UE de sistemas de iluminação certificados para aeroportos - e solicitaram a oferta.

SOLUÇÃO

A S4GA ofereceu sistema de balizamento solar permanente para pistas, certificado e em conformidade com os regulamentos da ICAO. O sistema foi projetado para aplicações permanentes e opera 365 dias com energia solar. O controle e o monitoramento do AGL são realizados pela Unidade UR-201 instalada na sala do ATC. A unidade permite o controle AGL do solo e do ar.

A instalação do sistema S4GA foi feita pela FIMA - um dos principais integradores de sistemas que trabalham na região do Báltico. Para este aeroporto, os engenheiros da FIMA projetaram estacas de montagem especiais para a superfície do solo. Esta solução evitou a necessidade de fazer os furos para placas de montagem padrão, na superfície da pista.

O custo do Balizamento Solar S4GA de todo o aeródromo foi menor que a iluminação convencional com cabos. O Cliente ficou imensamente satisfeito com o sistema S4GA em termos de resultado financeiro e técnico.

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